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Artigo 040: Alguns obstáculos para o PABX IP


PABX tradicional tem uma alta confiabilidade (muitos fabricantes alegam em torno de 99,999 % – aproximadamente 5 minutos de falhas por ano). A questão é como assegurar uma alta confiabilidade em toda a rede IP. Numa falha de um equipamento qualquer (switch ou roteador), todos os usuários daquele segmento ficarão sem comunicação. Os gateways e telefones IPs podem ser configurados para registrar-se em vários servidores. Se o equipamento principal falhar, ele automaticamente registrar-se no equipamento backup.

A rede IP deve ser projetada para possuir uma alta confiabilidade, com múltiplos caminhos para cada dispositivo. Entretanto, num ambiente real, normalmente existe apenas um único caminho entre o PABX IP e o gateway. Se este caminho falhar, a área coberta por este gateway não terá mais serviço. Este problema pode ser resolvido colocando-se inteligência nesses gateways, fazendo com que todos os telefones daquela área continuem funcionando, mesmo que o link principal cair.

Qualidade da voz

 Voz consome muito mais tráfego do que uma comunicação de dados (como e-mail, navegação na Internet, etc.) porque a transmissão tem que ser em tempo real. Outro detalhe importante é que VoIP não faz retransmissão, ou seja, a perda de algum pacote de dados causará uma degradação na qualidade da voz.

Para garantir uma boa qualidade de voz, os seguintes atributos de uma rede IP devem ser gerenciados em todo o percurso da rede:

Normalmente utilizam-se técnicas para garantir o QoS em toda a rede IP, como a utilização de uma VLAN exclusivo para a voz, QoS nos roteadores, assim como um aumento de banda dos links para garantir o tráfego de voz.

Funcionamento dos telefones

 PABX tradicionais fornecem alimentação para os telefones analógicos ou digitais. Basta colocar um no-break no PABX para garantir o funcionamento numa falta de energia.

Para a rede IP isto fica muito mais difícil pois teríamos que colocar no-break em todos os dispositivos da rede (hub, switch, telefones IPs, roteadores, etc.).

Segurança

 PABX IP podem sofrer qualquer tipo de ataque pelo simples fato de serem mais um componente de uma rede IP. Todos os cuidados devem ser tomados, assim como são feitos para os outros servidores (Web, correio, etc.) e devem ser instalados sempre protegidos por um firewall. Alguns vendedores oferecem criptografia dos pacotes de voz para assegurar que a conversa não seja capturada na Internet.

Fonte: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialpabx/pagina_3.asp

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